top of page

Paróquia de Nossa Senhora da Assunção da Sé - Lamego

A palavra paróquia deriva do grego para (à volta) e oikia (casa). Quer dizer, o que gira à volta da casa de Deus, a igreja.
Por isso, o centro da vida paroquial é a sua igreja matriz. No nosso caso, a Sé. Por isso, convém apresentar a Sé em breves pinceladas.

 

A Diocese de Lamego é das mais antigas do país. Certo é que já estava fundada em 572, por causa de um documento que a menciona, mas alguns historiadores defendem que já existiria no século V ou mesmo no III.
 

No lugar onde está erigida a Catedral havia uma Capela dedicada a S. Sebastião. Foi aí que D. Afonso Henriques mandou construir a nova Sé. Primeiro, de estilo românico, da qual resta apenas a torre sineira. Ao longo dos séculos foi sofrendo alterações. Destacam-se a fachada, com os seus 3 pórticos, dos finais do século XV / princípios do século XVI, de estilo gótico flamejante, a parede exterior dos claustros, de estilo renascentista. No século XVIII, o corpo da igreja sofreu grandes mudanças, ficando com o aspecto que tem agora. Famosas são as pinturas das abóbadas, da autoria de Nicolau Nasoni, alusivas a cenas do Antigo Testamento.
 

Mas são muitos os lugares de culto da nossa paróquia, quer na parte citadina, quer nas 3 zonas rurais: Balsemão, Alvelos e S. Martinho do Souto.
Na parte citadina, temos: o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, a Igreja do Desterro (de riquíssima talha dourada), a Igreja de Santa Cruz, a Capela do Espírito Santo, a Capela de S. Benedito, nas Lages, a Capela do Cemitério de Santa Cruz e as Capelas de Nossa Senhora dos Meninos, do Sr. dos Aflitos e de S. Lázaro, no Bairro da Ponte.
Nas zonas rurais há a antiquíssima Igreja de S. Pedro de Balsemão (século VI), as Capelas de Nª Srª do Amparo, Nª Srª da Piedade e S. Pedro, em Alvelos, e a Capela de S. Martinho do Souto.

 

Há ainda a mencionar diversas Capelas particulares, pelo menos 12.
Além destes centros de culto, a vida paroquial tem ainda dois pólos agregadores: o Centro Social João Paulo II e os Claustros da Sé. O Centro é o espaço da catequese da infância, adolescência, jovens e adultos, e dos encontros dos movimentos e serviços paroquiais. Nas salas contíguas aos claustros situa-se o cartório paroquial e é aí que decorrem os ensaios de cânticos e alguns convívios paroquiais.
A paróquia possui também a residência paroquial na Rua das Canastras, um conjunto de casas para famílias pobres, o edifício do Patronato Nuno Álvares e um terreno que confina com a residência paroquial.

bottom of page